Os dias de verão exigem uma série de cuidados na alimentação. A começar pelo aumento da ingestão de líquidos e refeições leves.

As temperaturas quentes desta época fazem com que nosso organismo perca água e sais minerais. Por isso, opções como saladas são ótimas alternativas. As folhas e os legumes são boas fontes de vitaminas e contém nutrientes que ajudam na regularização do metabolismo e fibras que colaboram no equilíbrio da flora intestinal.

Salada de Sashimi: opção nutritiva de verão no Yamanashi

Uma das boas opções do Yamanashi para este verão é a salada de sashimi. Confira os benefícios nutricionais de cada ingrediente deste prato:

  • Rúcula: é rica em vitaminas e minerais. Possui cálcio, vitaminas A, C e K, altos níveis de ácido fólico e antioxidantes  - o que faz da rúcula uma ótima aliada contra radicais livres. Os fitoquímicos presentes na folha também ajudam no sistema imunológico e na prevenção do câncer.
  • Alface: com baixo teor calórico, a folha possui quantidades relevantes de vitaminas A, importante para saúde dos olhos, e minerais, como cálcio e fósforo, que ajudam os ossos e dentes. A alface também tem efeito calmante e diurético.
  • Tomate: saudável e nutritivo, o tomate é rico em vitaminas A e B e em minerais com fósforo e cálcio. O licopeno, substância de destaque encontrada no tomate, é capaz de reduzir o risco de câncer e doenças cardiovasculares, o que faz dele um alimento funcional. A versão do tomate cereja possui um sabor mais adocicado e menos ácido.
  • Rabanete: rico em fibras, o rabanete promove a sensação de saciedade, o que auxilia no controle de peso. Também possui minerais como zinco, cobre, potássio, cálcio, magnésio e fósforo.
  • Cenoura: é uma raiz muito importante na nossa alimentação,  tendo como principal nutriente a vitamina A, ótimo para saúde dos olhos.  A cenoura também é rica em fibra e antioxidantes, melhora a digestão, previne o envelhecimento precoce, ajuda a manter o bronzeado, auxilia no emagrecimento e fortalece o sistema imunológico.
  • Peixes: são leves e muito saudáveis. O salmão e o atum são boas fontes de proteína de alto valor biológico para o organismo. Os peixes também possuem boas doses de ômega 3, gorduras que não produzimos e que são essenciais para a saúde que nosso corpo. Essas gorduras do “bem”, ajudam a diminuir a inflamação, pressão arterial, reduz o risco de câncer e contribuem para a saúde cardiovascular.

Por Loren Pavanelli
Nutricionista Especialista em Vigilância Sanitária de Alimentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *